sábado, 21 de março de 2015

Querido Diário #


Hoje corri para apanhar o autocarro.
Corri mas, perdi-o na mesma.
Comecei o dia com uma derrota. Quando as suas portas fecharam, dentro de mim algo esmoreceu e ao meu rosto subiu o sangue que me enrubesceu num misto de cansaço e humilhação. Os transeuntes que repararam no meu inglório esforço deixaram transparecer uma expressão que gritou 'Coitada!'




sexta-feira, 20 de março de 2015

Espectadora de mim

Quando vejo um filme há dois momentos que mexem comigo. A imagem inicial e a imagem final. São os momentos que me fazem entrar e sair do papel de espectadora. Aquilo a que assisto, as vidas que vejo desfilar estão fora de mim, não me pertencem.
Às vezes sinto que o meu nascimento foi 'magicado' por um realizador qualquer...


Jacob T. Swinney montou uma sequência de imagens de filmes, onde conjuga a cena inicial com a cena final de 55 filmes.


quinta-feira, 19 de março de 2015

Asas de cera, asas de mel

Alguns acontecimentos têm-me feito pensar em Ícaro e nas suas asas de cera. Sabemos que a experiência acabou em tragédia mas, todo o processo deve ter tido sabor a mel.
Sonhar, permitir-se sonhar e concretizar o sonho alimentam a alma, confortam o corpo e deixam na boca um travo doce.
A Tap celebra 70 anos e a comunicação social tem divulgado histórias da História da empresa. Nelas encontramos gente sonhadora, aventureira e somos remetidos para memórias muito próprias que formam a memória colectiva da empresa e do seu papel na História Contemporânea do país.
A Digital Public Library of America tem disponível no seu site uma exibição acerca das mulheres aviadoras da América Women With Wings: American Aviatrixes. Mulheres com asas, sonhadoras e lutadoras.
E, hoje, estreia (finalmente!) nas salas de cinema portuguesas o último filme de Miyazaki 'As Asas do Vento'. Último filme que teremos oportunidade de ver com o traço do mestre, onde ele faz do engenheiro que criou o Caça Zero da aviação japonesa um sonhador.

Que atire a primeira pedra quem nunca sonhou voar!



sexta-feira, 13 de março de 2015

Disto, do blog

Comecei o blog por sugestão de uma amiga que está de partida da 'blogosfera', a Tétisq. Diz que em 7 anos viveu coisas maravilhosas no entanto, ultimamente, o blog provocava-lhe algum desgaste o que fazia com que o blog não estivesse à altura do que desejava.
É uma moça que exige muito de si mesma!
Não sei o que esperar disto, do blog, principalmente, quando quem mo recomenda se confessa degastada.
Para já, à boleia da lista de leitura da Tétisq tenho encontrado blogs muito interessantes. Há personagens curiosos e gente a partilhar textos fantásticos.
Como estou no início, ainda ando às 'apalpadelas'. Ainda não sei se trato as pessoas por tu ou você. Não sei como seguir blogs naquela caixinha ali ao lado permitindo que as pessoas cheguem até cá através da minha imagem...
Mas, já sei que estive mal quando escolhi o nome. Devia ter escolhido um nome que incluísse a palavra pipoca. Há-as para todos os gostos: doce, mais doce, arrumada, mais arrumada, de saltos altos e há um pipoco (eu não imaginava que a palavra pipoca tinha masculino).
Ao que parece não colocar a palavra pipoca no nome condena um blog ao fracasso, logo à partida.
Vamos ver quanto tempo é que eu me aguento...



quinta-feira, 12 de março de 2015

Eu, pessoa

Estava aqui a gozar uma folga e resolvi criar um blog.
Criar um blog é chato!
A Google enche-nos de perguntas. Pensei que só me deixaria avançar depois de lhe dar as medidas (86,60,86 no braço esquerdo) mas, lá me poupou o embaraço e cá estou.
Queria começar por vos dizer quem sou, pensei, pensei muito e com força no que vos diria acerca de mim e só me ocorreu que sou uma pessoa. Antes de tudo uma pessoa.
Parece preguiça, no entanto assumir-me pessoa apesar de ter poucas palavras diz muito.
Nisto, lembrei-me de citar Edward Gorey cujo trabalho me encanta e que foi, em vida, um personagem curioso  'I am a person before I am anithing else. I never say I am a writer. I never say I am an artist... I am a person who does those things.'

Daí, como isto na vida anda tudo ligado e ter um blog passa por partilhar coisas, lembrei-me de partilhar convosco uns postais ilustrados pelo Edward Gorey de que me lembrei porque isto de estar de folga implica muita 'trash tv' com senhores de gravata a querer vender suplementos alimentares e cogumelos do tempo.
Coisas milagrosas, certamente que resultam. De qualquer forma, pelo sim ou pelo não, quem comprar leva de brinde uma bíblia.

Numa série de postais editada em 1996, Edward Gorey imaginou algumas situações em que se publicitava um elixir imaginário que ele havia criado em 1989, no livro The Universal Solvent. (para saber mais clique aqui)